Serra da Bocaina | BANANAL

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa bem conservada, os 106 mil hectares de área formam o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica e é cercado por quatro áreas de conservação ambiental.
O Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), com sede em São José do Barreiro e Sub Sede em Paraty, apresenta variações de altitude, paisagens e atrativos como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos, mirantes, além da riqueza de flora e fauna proporcionada pela Mata Atlântica.
Dentre os principais atrativos na parte serrana estão a Cachoeira Santo Isidro, a Cachoeira das Posses, o Vale do Veado, o Pico do Tira Chapéu e a Pedra da Macela.
Na área litorânea destacam-se, dentre outros, as cachoeiras do rio Mambucaba, a piscina natural de Trindade, as praias do Meio e da Caixa D'Aço em Paraty.
Os atrativos históricos e culturais também se revelam em caminhos e trilhas que remetem à época do tropeirismo, bem como à cultura caipira, em sua porção serrana, e caiçara, em sua faixa litorânea. 

Estação Ecológica de Bananal

A Estação Ecológica de Bananal (EEB) foi criada em 1987 com o objetivo de proteger remanescentes de Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto Montana, refúgios vegetacionais, espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, além de desenvolver pesquisas e atividades de educação ambiental. Possui duas trilhas: Trilha Cachoeira Sete Quedas, com 450m, que dá acesso a duas quedas no Córrego das Cobras e Trilha do Ouro, com 800m preservados do histórico caminho real e acesso a mirante.